Silvia Ribeiro dos Santos,
arquiteta pela FAU-PUCCAMP, graduada em 1983

vive em campinas, mantém atividades em campinas e são paulo

 

principais atividades por período

1992/1994, 2000/2012 e a partir de 2015

evidencia sua carreira de autônoma, com projetos de arquitetura, interiores e também com a área de design e de webdesign, este último voltado para as artes plásticas. nestes períodos destaca a loja craft house e os escritórios nelson candelaria, os escritórios da thomasi camargo e o hangar em americana, a residência arlete e lourenço thomasi, a residência meire gonzaga e nelson candelaria, os escritórios da barcellos tucunduva, a primeira sede da care brasil, a residência nicky yerzeguilian, a residência maria do carmo e marcio freitas, a residência evadren flaibam, a fachada da clinica pele 4all e a identidade da marca, suplicy cafés especiais com o website e atualização dos murais de cardápios das lojas, fulvio pennacchi website para os 100 anos do artista, web site para os artistas paulo whitaker, vânia mignone, valeria scornaienchi, bettina vaz guimarães, entre outros, instituicionais como interage, dermamaster, pele 4all, lótus arte floral, tutu galvão bueno, entre outros. colaborou com o i.a.b. na II bienal internacional de arquitetura, na campanha "artistas arquitetos", na exposição "o projeto executivo", no apoio ao setor internacional dos arquitetos convidados, nos livros "arquitetura, cidade e natureza" e no espaço "projeto executivo" com roberto loeb e jorge gracioso. fez as pesquisas e contato com designers contemporâneos para o livro "movel moderno no brasil" da editora nobel. manteve uma coluna na folha de são paulo apresentando moradias conceituais de humberto campana, rogerio fasano, roberto rondino, walter clark, paulo segall entre outros. colaborou com os irmãos campana no desenvolvimento de uma linha de produtos para escritórios chamada split, fabricada pela forma, a partir de um protótipo criado para o projeto dos escritórios da multibrás, em sp. atualmente  desenvolve projetos para os salões de beleza da empresa beleza e art, design de produtos para a marca unik lingerie, além das lojas e website, e também desenvolve um projeto para residência em campinas no condomínio entreverdes.

2012 /2015

desenvolvimento da identidade da empresa urbanizadora THCM e seus desdobramentos. criou e dirigie o departamento de arquitetura da empresa com uma equipe de 5 profissionais, onde realizou projetos de edifícios, condomínios, escritórios, residências, pavilhões, shopping center, praças em áreas de preservação arqueológica, vilas residenciais, estandes, etc. somando no período de 2 anos e meio, mais de 500 mil metros quadrados de intervenções.

1993 / 2000

criação e direção do departamento de arquitetura de interiores do escritório roberto loeb e associados.
trabalho com o arquiteto na área institucional do escritório e ná area de projetos e coordenação liderando uma equipe de aproximadamente 12 profissionais. participou de todas as fases dos trabalhos, desde a captação até a entrega.
destaque para os projetos multibrás (brastemp, consul, whirpool), os dois primeiros poupatempo do estado de são paulo: sé e santo amaro, escritórios da brahma sp e rio de janeiro, ambev, grupo garantia sp e rio de janeiro, casas pernambucanas, mckinsey, alpargatas, cimento tupy rj e sp.
participou dos concursos da fundação getulio vargas - com o segundo lugar e fábrica da natura - com o primeiro lugar.
participou de bienais de arquitetura, palestras, exposições e publicações diversas. anteriormente colaborou com o arquiteto para a casa del habano e hotel gran meliá/wtc. após seu desligamento continuou atendendo o escritório no projeto dos escritórios da sempar, soft bank, entre outros.

1985/1992

trabalhou por oito anos com liliana e ernesto tuneu na design store, empresa representante da probjeto e de marcas internacionais de design que trouxe para o brasil produtos de renome como a linha le corbusier da cassina, além de ser uma das primeiras  empresas de arquitetura de interiores de são paulo.
 

1984 / 1985

trabalhou como supervisora das unidades ibirapuera e pinheiros da empresa tokstok

1983

estagiou na secretaria municipal de cultura, no patrimônio histórico e artístico da cidade de são paulo, no setor de restauro e conservação

voluntário

na área de voluntariado, junto com roberto loeb participou da implantação da sede da ong "minha rua minha casa" em 1994 e da revitalização dos espaços internos do MAC/USP. colaborou com o projeto da sede da ong care brasil e com andré kühl elaborou o portfolio da care para ser exibido na sede da ONU, em Nova York. pelo trabalho com a care em 2003 foi contemplada com o título profissional do ano pela organização do terceiro setor. manteve um blog durante dez anos que recebeu em 2011 o liebster award por conteúdo e estética, através da livre indicação de leitores. para uma entidade voluntária de reiki criou um projeto modular para o projeto de implantação de unidades denominadas "casa de reiki" por iniciativa de seu mestre praxedes leite. os arquivos ficaram disponíveis para consulta e serem baixados gratuitamente durante 05 anos.

qualificações

projetos de arquitetura, criatividade, coordenação e formação de equipes, organização, sensibilidade