silviaribeiroarquitetura
 

bio /percurso

Silvia Ribeiro dos Santos, arquiteta pela FAU-PUCCAMP, formada em 1983

em 2012, a convite da empresa urbanizadora thcm,  desenvolveu a identidade para a marca e seus desdobramentos, mudou-se para campinas para criar e dirigir o departamento de arquitetura da empresa realizando projetos de edifícios, condomínios, escritórios, residências, pavilhões, shopping center, praças em áreas de preservação arqueológica, vilas residenciais, estandes, etc. somando no período de 2 anos e meio, mais de 500 mil metros quadrados de intervenções. atualmente mantém suas atividades em campinas e são paulo.

para roberto loeb e associados (atual loebcapote), com quem trabalhou de 1993 até 1999 destaca os trabalhos da casa del habano e hotel gran meliá/wtc, feitos em parceria com jorge gracioso para o escritório. em 1995 a convite de roberto loeb criou e dirigiu seu departamento de arquitetura de interiores em são paulo, com destaque para os projetos multibrás (brastemp, consul, whirpool), os dois primeiros poupatempo do estado de são paulo: sé e santo amaro, escritórios brahma sp e rio de janeiro, grupo garantia sp e rio de janeiro, casas pernambucanas, mckinsey, alpargatas, cimento tupy rj e sp, participou dos concursos da fundação getulio vargas- com o segundo lugar e fábrica da natura- com o primeiro lugar. participaram de bienais de arquitetura, realizaram palestras, exposições e publicações diversas. posteriormente atendeu o escritório em outros trabalhos.

trabalhou por oito anos com liliana e ernesto tuneu na design store. colaborou com o i.a.b. na II bienal internacional de arquitetura, na campanha "artistas arquitetos", na exposição "o projeto executivo", no apoio ao setor internacional dos arquitetos convidados, nos livros "arquitetura, cidade e natureza" e no espaço "projeto executivo" com roberto loeb e jorge gracioso. fez as pesquisas e contato com designers contemporâneos para o livro "movel moderno no brasil" da editora nobel. manteve uma coluna na folha de são paulo apresentando moradias conceituais de humberto campana, rogerio fasano, roberto rondino, walter clark, paulo segall entre outros. colaborou com os irmãos campana no desenvolvimento de uma linha de produtos para escritórios chamada split, fabricada pela forma, a partir de um protótipo criado para o projeto dos escritórios da multibrás, em sp.

design

o design faz parte de seu porfolio desde 2002 onde cria produtos exclusivos em sintonia com a identidade de seus clientes, formado por artistas, fotógrafos, arquitetos e empresas institucionais. de identidade a webdesign, desde o seu primeiro projeto para web, desenhado `a mão em 2002 para o artista paulo whitaker, vários clientes entregaram seus portfolios aos seus cuidados. esta confiança traz para seu trabalho entusiasmo e motivação. seu olhar de arquiteto é um diferencial que torna cada trabalho único e especial. identidade, sintonia, criação. um modo diferente de fazer e pensar faz com que seus clientes tenham representatividade e credibilidade.

voluntário

na área de voluntariado, junto com roberto loeb participou da implantação da sede da ong "minha rua minha casa" em 1994 e da revitalização dos espaços internos do MAC/USP. colaborou com o projeto da sede da ong care brasil e com andré kühl elaborou o portfolio da care para ser exibido na sede da ONU, em Nova York. pelo trabalho com a care em 2003 foi contemplada com o título profissional do ano pela organização do terceiro setor. manteve um blog durante dez anos que recebeu em 2011 o liebster award por conteúdo e estética, através da livre indicação de leitores. para uma entidade voluntária de reiki criou um projeto modular para o projeto de implantação de unidades denominadas "casa de reiki" por iniciativa de seu mestre praxedes leite. os arquivos ficaram disponíveis para consulta e serem baixados gratuitamente durante 05 anos.

créditos e parcerias

Jorge Gracioso, André Kühl, Alexandre Rocha, Carmo Boaventura, Claudia Bicalho, Fernando Milliet Roque, Mila Gianninni, Débora Harue, Marcelo Morato, Clarisse Bognar, Carmen Ribeiro.
Campinas equipe: Renato Catita, Mariana Bertelli, Marina Bento, Giuseppe Filocomo e Giovanni Capelli. Apoio de André kühl e Alexandre Rocha.
Roberto Loeb equipe: Ana Luiza Filgueiras, Carmo Boaventura, Luiz Geraldes, Rodrigo Lopes, Sergina Machado, Mauricio Velloso, Marcelo Morato, Gustavo Calazans.

agradecimentos

Mestre Praxedes Leite, Pofessor Adelino da Rosa, Lourenço Thomasi, Clovis Camargo, Valeria Scornaienchi, Beatriz Couto Porto

trabalhos publicados

entreverdes campinas. portfolio arquitetura para thcm. com irmãos campana: conjunto split para forma/giroflex. para casa de valentina: open house. com roberto loeb: escritórios multibrás, casa del habano, brahma, sempar, poupatempo sé, poupatempo santo amaro, mckinsey, concurso fábrica natura. com ernesto tuneu e oswaldo mellone na design store.

outras atividades

desenvolvimento de produto com os irmãos Campana, Acervo Artistas Arquitetos do IAB/DN, livro o Móvel Moderno no Brasil, Catálogo da Bienal Internacional de Arquitetura, Catálogo da exposição Projeto Executivo, montagem da exposição projeto Executivo na Bienal de Arquitetura, exposição Mauricio Nogueira Lima na Cristal, livro Arquitetura Cidade e Natureza, colunista da Folha de São Paulo: Onde eles moram.

-2.png
-3.png
-1.png

nota

as fotos são de minha autoria, exceto multibrás, de lucia mindlim loeb. escola em sp e condominio em piracicaba, croquis de celso nino /banner. recorte de vânia mignone tratado com recurso pontilhado na abertura /início.

bannerbranco.jpg